Incêndio atinge fábrica de fantasias de Carnaval em Ramos, Zona Norte do Rio

Na manhã desta quarta-feira (12), um incêndio atingiu a Fábrica Maximus, em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A fábrica de fantasias é uma das mais requisitadas pelas escolas de samba das divisões de acesso.

Ao todo, 7 pessoas se feriram: 4 mulheres, 2 delas em estado grave, e 3 homens. Não houve mortos. No galpão havia pelo menos 100 pessoas quando o fogo começou, e parte estava dormindo.

Além de feridas, as pessoas também ficaram encurraladas pelas chamas. Quatro ocupantes do prédio foram salvos do fogo ao se refugiarem na parte externa de uma das janelas nos fundos da fábrica. O Globocop registrou as súplicas do grupo, envolto numa fumaça negra que saía de todos os lugares.

O Corpo de Bombeiros foi chamado às 7h39 para a sede da Maximus Confecções, na Rua Roberto Silva 145. Os agentes ainda estão combatendo as chamas no local.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro foi acionado, por volta das 7h39 desta quarta-feira (12.02), para um incêndio em uma edificação na rua Roberto Silveira, número 157, em Ramos. A operação conta, neste momento, com o empenho de 13 unidades operacionais, incluindo o Grupamento de Operações Aéreas da corporação e especialistas em salvamento em altura, cerca de 90 bombeiros, com apoio de 30 viaturas. Até o momento, há registro de 17 pessoas resgatadas da edificação pela Corporação”, afirma o Corpo de Bombeiros.

A fábrica é a principal fornecedora de fantasias para escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães. O Império Serrano informou que toda a sua produção estava no galpão. Outras três escolas também tiveram toda a produção destruída, como
Unidos da Ponte, Acadêmicos de Vigário Geral, Em Cima da Hora e Unidos de Bangu.

Por meio de uma nota, a Liga RJ lamentou o acontecido e destacou a importância da fábrica para o carnaval carioca.

“A Liga RJ recebe com profunda preocupação a notícia do incêndio ocorrido na Fábrica Maximus, um espaço essencial para o Carnaval carioca. Nossa primeira e maior preocupação é com a segurança e o bem-estar de todas as pessoas que estavam no local, esperando que todos estejam fora de perigo e recebendo o devido amparo.A Fábrica Maximus desempenha um papel fundamental no fornecimento de materiais para as escolas de samba e, além disso, serve como espaço para a confecção de fantasias de diversas agremiações. O impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização”, diz a nota.

“Diante deste cenário, a Liga RJ convocará, com urgência, seus Presidentes para uma Assembleia Geral Extraordinária a fim de avaliar a situação e definir os próximos passos, garantindo que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada. Nosso compromisso é buscar soluções que possibilitem a continuidade dos trabalhos e a realização do Carnaval com a grandiosidade que o povo merece“, acrescentou a Liga.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução