PF realiza operação para combater corrupção na rede municipal de ensino em Belford Roxo

Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Errata, com o objetivo de reprimir a corrupção na rede municipal de ensino da cidade de Belford Roxo, situada na Baixada Fluminense.

A investigação, realizada de forma conjunta com o GAECO/MPF/RJ, apura o desvio de recursos oriundos do Fundo Nacional de Educação (FUNDEB) para contratações firmadas pela Secretaria de Educação do Município de Belford Roxo, mediante inexigibilidade de licitação, para o fornecimento de livros didáticos aos alunos da respectiva rede pública de ensino. A ação contou ainda com o apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal.

Na operação foram mobilizados 150 agentes, que cumprem ao longo do dia 4 mandados de prisão preventiva nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu/RJ, além de 42 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro (14), Nova Iguaçu (11), Belford Roxo (7), Fortaleza/CE (4), Maricá/RJ (2), Armação dos Búzios/RJ (1), Mesquita/RJ (1), Recife/PE (1) e Paulista/PE (1).

Os policiais apreenderam veículos (3 carros e 1 van), armas (1 fuzil, 1 pistola e revólver) e R$ 18.500,00, em espécie.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação