Brasil cai três posições em ranking de corrupção e atinge pior nota desde 2012

Divulgado nesta terça-feira (11), o relatório anual de Transparência Internacional revelou que o Brasil despencou no índice de corrupção e atingiu a pior colocação desde 2012, quando foi iniciada a série histórica.

A Transparência Internacional realiza treze pesquisas diferentes, conduzidas por doze organizações globais, que consultam especialistas e o mercado para avaliar a percepção sobre a corrupção em cada país. O índice classifica os países com uma pontuação de 0 a 100, sendo que quanto menor a pontuação, pior é a percepção de corrupção.

Em 2024, o Brasil obteve 34 pontos, abaixo da média das Américas (42) e do mundo (43). No ano anterior, o país havia alcançado 36 pontos. Entre os 180 países analisados, o Brasil apresenta um mau desempenho: caiu da 96ª posição em 2022 para o 104º lugar em 2023 e, neste ano, desceu mais três posições, ocupando agora a 107ª posição.

Desde então, o Brasil caiu 38 lugares e se encontra atualmente em posição semelhante a países como Argélia, Nepal, Tailândia e Turquia.

O trio de piores colocados tem Sudão do Sul (nota 8), Somália (9) e Venezuela (10).

Os países mais bem posicionados da América Latina são o Uruguai, o Chile e a Costa Rica. A Argentina (com 37 pontos) está perto do Brasil. Peru, Equador e Bolívia ficam atrás.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução