Galpão Bela Maré apresenta programação com exposições, filmes, oficinas e debates em fevereiro

O Galpão Bela Maré, importante centro cultural da comunidade do conjunto de favelas, oferece uma programação repleta de atividades artísticas e culturais durante o mês de fevereiro de 2025. Com exposições, sessões de cinema, oficinas, rodas de conversa e muito mais, o Galpão convida o público para uma imersão cultural que promove reflexões sobre questões contemporâneas. 

 

A programação começa no dia 08 de fevereiro com o Bela Verão – Infâncias Mareenses, uma atividade de lazer com banho de piscina e mangueira, celebrando o verão no pátio do Galpão Bela Maré. O evento se repete no dia 15 de fevereiro, sempre às 12h, com entrada livre.

 

No dia 19 de fevereiro, o Galpão recebe o Cine Bela, com a exibição do badalado filme Kasa Branca às 18h, seguida de um debate com a equipe do filme. Neste mesmo dia, às 15h, acontece a contação de histórias no Espaço de Leitura com o título O Chamado de Sosu, uma atividade gratuita e aberta ao público.

 

O Festival Corpos Visíveis – Cine Diversidade, no dia 07 de fevereiro, traz uma oficina de “Criação de Baixo Orçamento” com Fatinha Lima do Favela Cineclube, além da sessão de curtas “Reflexos do Feminino”. Na mesma data, haverá uma palestra sobre Cultura e Mudanças Climáticas, com Marcele Oliveira, representante do Brasil na Conferência das Partes (COP), refletindo sobre a importância do tema ambiental.

 

No dia 13, às 15h, o Galpão Bela Maré oferece a Oficina de Pintura Sensorial – Explorando as Cores Primárias, uma experiência artística que estimula os sentidos e a criatividade. A programação cinematográfica continua com o Cine Bela – Extraordinário, que será exibido no dia 20 de fevereiro, às 16h, com uma abordagem educativa e sensível, com classificação livre.

 

No dia 14, abrimos as inscrições para o curso CRIAtivo: Arte e Programação para Crianças, com chance de pleitear uma vaga até o dia 21 de fevereiro. As aulas começam no dia 22 e serão realizadas aos sábados, das 13h às 18h, para crianças de 07 a 12 anos.

 

No dia 22 de fevereiro, o Galpão recebe a roda de conversa “A Imagem das Favelas nas Redes”, com os convidados Raull Santiago, Salem e Vitória Corrêa debatendo a representação das favelas nas redes sociais. O evento será mediado por Francisco Valdean e é indicado para maiores de 18 anos.

Encerrando a programação de fevereiro, o Sinalário – Expressão Cultural será realizado online no dia 24 de fevereiro, apresentando expressões culturais de diversas linguagens com classificação livre.

 

Com essa programação diversificada e inclusiva, o Galpão Bela Maré reafirma seu compromisso com o fomento à cultura, ao aprendizado e ao acesso à arte para todos. Não perca a chance de vivenciar a arte e a cultura de maneira única!

Sobre o Galpão Bela Maré

O Galpão Bela Maré, projeto do Observatório de Favelas realizado em parceria com a Automática, é um espaço voltado à difusão, produção, mobilização, formação e fruição das artes e das expressões culturais através de suas mais variadas manifestações, visando, sobretudo, articular a produção artística periférica com o circuito da arte contemporânea no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2011, consolidou-se como um espaço de referência na cidade para o debate do papel político da arte, especialmente no contexto das periferias.Sobre o Observatório de Favelas

Sobre o Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. A organização busca promover o direito à cidade e incidir sobre políticas públicas, valorizando as favelas e periferias como territórios de potência e direitos.

Serviço

Programação por ordem de data:

08/02 e 15/02: Bela Verão – Infâncias Mareenses
Atividade de lazer com banho de piscina e mangueira, celebrando o verão no pátio do Galpão Bela Maré. O evento se repete no dia 08 de fevereiro, sempre às 12h, com entrada livre.

12/02: Cine Bela – Kasa Branca
Exibição do filme às 16h, seguida de debate com o cineasta Luciano Vidigal.
Espaço de Leitura – O Chamado de Sosu
Contação de histórias às 15h, atividade gratuita e aberta ao público.

07/02: Festival Corpos Visíveis – Cine Diversidade
Oficina de “Criação de Baixo Orçamento” com Fatinha Lima, do Favela Cineclube, e sessão de curtas “Reflexos do Feminino”.
Palestra sobre Cultura e Mudanças Climáticas com Marcele Oliveira, representante do Brasil na Conferência das Partes (COP), refletindo sobre a importância do tema ambiental.

13/02: Oficina de Pintura Sensorial – Explorando as Cores Primárias
Experiência artística que estimula os sentidos e a criatividade, realizada no Galpão Bela Maré.

20/02: Cine Bela – Extraordinário
Exibição do filme com temática educativa e sensível, às 16h, com classificação livre.

22/02: Roda de conversa – A Imagem das Favelas nas Redes
Debate sobre a representação das favelas nas redes sociais, com Raull Santiago, Salem e Vitória Corrêa. Mediado por Francisco Valdean, evento indicado para maiores de 18 anos.

Curso CRIAtivo: Arte e Programação para Crianças
Inscrições (14 a 21/02) para o curso que combina arte e tecnologia. As aulas começam no dia 22 de fevereiro, aos sábados, das 13h às 18h, para crianças de 07 a 12 anos.

24/02: Sinalário – Expressão Cultural
Exposição de expressões culturais de diversas linguagens, realizada online, com classificação livre.

Foto: Divulgação