SEDCON e PROCON-RJ autuam em três estabelecimentos por irregularidades no Recreio

Nesta terça-feira (4), a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) realizaram uma operação de fiscalização no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. A ação resultou na autuação de três estabelecimentos comerciais por irregularidades que ferem os diretos do consumidor. Os responsáveis têm um prazo de 15 dias para apresentar defesa.

Durante a vistoria, os agentes recolheram cerca de 30 kg de alimentos impróprios para consumo, incluindo salgados variados, linguiça, castanha, frango pasta de ovos, azeitona, frios, geleias e ervilha. Os produtos apresentavam diversas irregularidades, como prazo de validade vencido e ausência de informações obrigatórias sobre datas de manipulação e validade.

Além das infrações sanitárias, os estabelecimentos também apresentavam problemas estruturais, como ferrugem em prateleiras, portas e portais, ralos quebrados e uma placa de metal solta na entrada da câmara frigorífica.

Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, as fiscalizações foram motivadas por denúncias de consumidores.

“A SEDCON e o PROCON-RJ recebem centenas de denúncias sobre estabelecimentos com irregularidades, e nossos agentes estão diariamente nas ruas para fiscalizar, averiguar os problemas e aplicar as punições necessárias. É fundamental que a população continue denunciando pelos nossos canais de atendimento, pois isso nos permite agir de forma mais eficiente na defesa dos direitos do consumidor”, destacou o secretário.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução