Polícia apreende drogas e armas em operação no Morro Santo Amaro e Morro Azul
Uma operação contra o tráfico de drogas e armas foi realizada na manhã desta terça-feira (4) nos morros Santo Amaro, no Catete, e Azul, no Flamengo. A ação contou com agentes do 2º BPM (Botafogo), da 9ª DP (Catete) e da 10ª DP (Botafogo). A comunidade Santo Amaro é dominada pelo Comando Vermelho sob o comando do traficante Marco Antonio Pereira Firmino, o My Thor, preso há 23 anos.
Durante a incursão, os policiais apreenderam grande quantidade de material para preparo e venda de drogas, incluindo papelotes e pinos de cocaína, tubos para lança-perfume e munições de fuzis. Máquinas caça-níqueis foram encontradas em estabelecimentos comerciais.
O delegado Rafael Barcia Sarnelli Lopes destacou a importância da operação:
“O objetivo principal é coibir a venda de drogas, especialmente crack, que tem atraído muitos usuários e impactado a segurança pública. A apreensão de drogas, munições e cadernos com anotações do tráfico será fundamental para as investigações”
Moradores de Botafogo e do Catete relatam aumento do uso de drogas em vias públicas e cobram soluções das autoridades. No Catete, a Rua Pedro Américo se tornou ponto de concentração de usuários, enquanto em Botafogo, as ruas Real Grandeza, das Palmeiras e Voluntários da Pátria registram a presença frequente de dependentes químicos. O problema se intensificou com o funcionamento de um hotel acolhedor do governo estadual, onde as estadias são rotativas, gerando aglomerações diárias.
No ano passado, moradores do Catete protestaram contra o projeto, e o governo prometeu buscar um novo local, mas até o momento nenhuma mudança foi anunciada.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução