China anuncia novas tarifas sobre importações dos EUA e inicia investigação contra Google
A China anunciou nesta terça-feira (4), a imposição de tarifas adicionais sobre produtos dos Estados Unidos: 15% sobre carvão e gás natural liquefeito, e 10% sobre petróleo e maquinário agrícola. As novas tarifas entram em vigor na próxima segunda-feira. A medida ocorre após os Estados Unidos anunciarem tarifas sobre importações chinesas, o que, segundo o Ministério do Comércio de Pequim, “viola seriamente as regras da Organização Mundial do Comércio”.
O presidente dos EUA, Donald Trump, havia anunciado no sábado tarifas de 25% sobre importações do México e Canadá, além de 10% sobre as da China. As tarifas contra México e Canadá foram adiadas após negociações. Trump afirmou que as tarifas visam punir os países por não conterem o fluxo ilegal de migrantes e drogas.
Além disso, o governo chinês iniciou uma investigação contra o Google por suspeitas de violação das leis antimonopólio do país. A Administração Estatal de Regulação de Mercados informou que a investigação segue as normas legais.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reuters/Damir Sagolj/File Photo