‘Óculos com áudio’ recebe aprovação da FDA com tecnologia para perda auditiva

Nesta segunda-feira (3), a EssilorLuxottica informou que obteve permissão da FDA, órgão responsável pela regulamentação de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde nos Estados Unidos, para seus óculos de áudio. O software Nuance Audio Hearing Aid, projetado para adultos com perda auditiva perceptível de leve a moderada, é o primeiro dispositivo médico aprovado pela agência americana.

Esses óculos inteligentes atuam como dispositivos de audição discretos de venda livre, dispensando a exigência de receita médica. Ao utilizá-los, é possível alterar a maneira como vê o mundo, diminuindo parte do ruído ambiente e intensificando a voz da pessoa com quem está conversando. E tudo isso pode ser ignorado, pois eles se assemelham a qualquer par de óculos sofisticados, disponíveis em duas cores e três formatos.

O dispositivo conta com um conjunto de microfones inovadores e tecnologia de “formação de feixe”, que gera um feixe direcionado para onde você está olhando. O som nesta região específica é então intensificado através de pequenos alto-falantes colocados perto do ouvido do usuário, mantendo as áreas próximas preservadas. Isso leva a uma amplificação máxima para quem está na sua frente, resolvendo com eficácia o desafio de entender a fala em ambientes barulhentos para indivíduos com perda auditiva de leve a moderada.

Esses óculos, ao se ajustar perfeitamente ao universo dos produtos de estilo de vida, eliminam o estigma frequentemente ligado aos aparelhos de assistência. Apesar de serem recomendados para indivíduos com perda auditiva evidente, o fabricante garante que também podem ser empregados por indivíduos com audição normal, que desejam melhorar a clareza do orador em contextos desafiadores e ambientes ruidosos.

“Há dois anos, decidimos criar um produto inédito que mudaria a maneira como as pessoas veem e ouvem. Não pretendíamos apenas combinar dois dispositivos médicos – criamos um formato de óculos inteligentes totalmente novo para apoiar os dois sentidos humanos dos quais mais dependemos. Não é apenas inovador, mas também incrivelmente acessível. Temos o prazer de agora voltar o nosso foco para colocar esta tecnologia transformadora nas mãos de pessoas em todo o mundo que realmente precisam dela”, diz Francesco Milleri, Presidente e CEO da EssilorLuxottica, em comunicado.

Segundo a EssilorLuxottica, o Nuance Audio estará à venda nos Estados Unidos a partir do primeiro trimestre deste ano. No mesmo semestre, estará disponível em algumas países na Europa, como Itália, França, Alemanha e Reino Unido.

Por: Carolina Sepúlveda

Foto: Reprodução/Instagram