Carrossel de Emoções abre Carnaval de rua do Rio com sucessos dos anos 2000

O Carrossel de Emoções, tradicional bloco carioca, deu o tom da folia ao abrir o Circuito de Megablocos do Carnaval de Rua do Rio nesta sábado (1). Com um público estimado em 40 mil pessoas, a festa na Rua Primeiro de Março começou ao som de grandes sucessos do funk carioca, incluindo hits de Claudinho e Buchecha, Mr. Catra, Ludmilla e a presença marcante da Corte LGBTQIAPN+.

O bloco, que celebra 13 anos de história, prestou uma homenagem à nostalgia dos anos 2000, com versões de músicas como “Rap da felicidade”, de Cidinho e Doca, e “Quem é”, de MC Daleste, além de sucessos da nova geração como “Sua cara”, de Anitta e Pabllo Vittar. O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, ressaltou a alegria do público e a preparação da cidade para receber os foliões durante toda a temporada carnavalesca.

O Carrossel de Emoções, que nasceu na Zona Oeste, na Barra da Tijuca, se apresenta pelo segundo ano consecutivo no Centro da cidade. “É uma alegria imensa participar da abertura do Carnaval. Eu estava com um frio na barriga, mas muito feliz. O bom é que a festa está só começando”, comentou Thuane de Oliveira, rainha da Corte Real LGBTQIAPN+.

Ainda pela manhã, outros blocos marcaram presença nas ruas do Rio. O Fina Batucada, com sua bateria composta majoritariamente por mulheres, animou o Centro, enquanto o clássico bloco infantil Sorvetada Gigantes da Lira encantou foliões de todas as idades em Laranjeiras. Já a tarde trouxe os desfiles do Folia Largo do Sapê, em Bento Ribeiro, da Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, no Centro, e do Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba.

O desfile do bloco Chá da Alice, no domingo, 2 de fevereiro, promete agitar novamente a Rua Primeiro de Março, com o axé da banda Babado Novo e participações de É o Tchan e Sambay, a primeira roda de samba voltada ao público LGBTQIAPN+.

A Riotur divulgou o plano operacional para o Carnaval de Rua 2025, que contará com 37 dias de folia e a expectativa de reunir cerca de seis milhões de pessoas em toda a cidade. Com 482 desfiles programados, o Rio verá 685 blocos pelas zonas Norte, Sul, Oeste e Grande Tijuca, além de Ilhas e Jacarepaguá.

O aplicativo Blocos do Rio 2025, disponível gratuitamente, traz informações detalhadas sobre cada bloco, incluindo data, horário e percurso. Para mais detalhes, o site oficial do Carnaval de Rua também oferece o calendário dos desfiles e atualizações sobre os blocos e eventos do carnaval.

Confira a lista dos desfiles deste domingo, dia 2/02
– Bloco Chá da Alice (Megabloco)
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – R. Primeiro de Março, 66 – Centro
Concentração: 07:00 Início: 08:00 Fim: 12:00
– Bloco Okê (Tradicional)
Endereço: Parque do Flamengo, 278 – Flamengo
Concentração: 14:00 Início: 15:00 Fim: 20:00
– Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade (Tradicional)
Endereço: R. João Pinheiro, 171 – Piedade
Concentração: 16:00 Início: 18:00 Fim: 22:00
Por: Carolina Sepúlveda 
Fotos em anexo: Riotur/Fernando Maia