Chá da Alice agita fim de semana de megablocos do Rio com festa pelos 40 anos do Axé

O axé, um dos ritmos mais populares da Bahia, foi o grande destaque no desfile do Chá da Alice, realizado na Rua Primeiro de Março, na manhã deste domingo (2), pelo circuito de megablocos do Carnaval de Rua do Rio. Comandado por Mari Antunes, da banda Babado Novo, e com participações de É o Tchan e Sambay, o cortejo atraiu cerca de 40 mil pessoas, que se divertiram ao som de sucessos do ritmo soteropolitano, como “Bola de Sabão” e “De Janeiro a Janeiro”.

Neste ano, o bloco celebrou os 40 anos do Axé, com fantasias inspiradas no universo fantástico de “Alice no País das Maravilhas”, temática do bloco, que surgiu em 2009.

Mari Antunes, cantora do Babado Novo, expressou sua alegria ao se apresentar no carnaval carioca: “É um presente estar aqui, sempre fomos muito bem recebidos. Principalmente este ano, trazer o Axé, que é da nossa Bahia, da nossa cultura. É um ano memorável, afinal são 40 anos de um movimento e de uma história tão importante”, afirmou. Ela ainda distribuiu caldinho de sururu na avenida, celebrando a cultura baiana.

Representante do É o Tchan, Compadre Washington cantou “Na Boquinha da Garrafa” e outros clássicos do grupo, comentando sua primeira experiência em cima de um trio elétrico no carnaval carioca. “É muito gratificante saber que o pessoal do Rio e do Brasil abraça o axé”, disse o músico.

O grupo Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil, e Romero Ferro também marcaram presença, trazendo um toque especial de samba e pagode à folia. Os sucessos “Eva” e “Macetando” também estiveram no repertório, agitando ainda mais a festa.

O carnaval de rua seguiu com outras atrações no Rio, como o Bloco Okê, primeiro bloco de karaokê do Brasil, no Flamengo, e o Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade, na Zona Norte.

O Circuito de Megablocos, com desfiles na Rua Primeiro de Março, é conhecido por reunir dezenas de milhares de pessoas, com blocos que atraem foliões de todas as regiões do Rio de Janeiro. A Riotur anunciou o plano operacional para o Carnaval de Rua 2025, que contará com 482 desfiles e 685 blocos inscritos, com expectativa de reunir cerca de seis milhões de pessoas.

O aplicativo Blocos do Rio 2025, disponível para todas as plataformas digitais, traz informações sobre os blocos e pode ser usado para consultar datas, horários e percursos dos desfiles. A folia continua até o dia 9 de março, com atrações por toda a cidade.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: divulgação