Diretor da PF diz que não foram encontrados ‘megafinanciadores’ dos atos do 8/1

Nesta segunda-feira (27), em entrevista ao programa Roda Vida, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou que a instituição não identificou “megafinanciadores” dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram a sede dos Três Poderes, em Brasília.

“Muitas vezes, na expectativa de algumas pessoas, haveria um ou dois, ou um grupo de megafinanciadores com vários milhões para essa atuação orquestrada para o golpe de Estado”, disse Rodrigues, que complementou: “a investigação provou que não, pelo menos nós não conseguimos identificar que isso tenha acontecido”.

Embora tenha dispensado a ideia de que houvesse grandes patrocinadores, Andrei defende que os atos de vandalismo contaram com um “financiamento disperso”, e que os financiadores foram responsabilizados.

“O que havia, sim, era esse financiamento disperso onde uma pessoa fornecia determinado insumo, outra uma questão logística, outra recursos e isso está lá apontado no inquérito policial”, continuou o diretor.

“Portanto, sim, nós responsabilizamos os financiadores”, completou.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Agência Brasil