Relatório revela que magma de vulcões extintos pode conter terras raras essenciais para tecnologias verdes
De acordo com um relatório divulgado em setembro de 2024, um tipo enigmático de magma encontrado em vulcões extintos globalmente pode abrigar uma grande quantidade de elementos de terras raras, essenciais para veículos elétricos, turbinas eólicas e outras tecnologias ecológicas.
As terras raras, tais como lantânio, neodímio e térbio, são fundamentais para auxiliar a humanidade a superar seu longo e prejudicial vínculo com os combustíveis fósseis, responsáveis pelo aquecimento global.
Esses materiais, conhecidos como terras raras, não são tão raros assim, mas podem ser complicados de obter, já que costumam ser encontrados em concentrações reduzidas. Conforme a procura cresce, vários países estão se esforçando para descobrir novas fontes para reduzir sua dependência da China, que atualmente controla a cadeia de abastecimento.
O novo estudo “potencialmente abre uma nova avenida para a extração de terras raras”, disse Michael Anenburg, autor e pesquisador da Australian National University.
A pesquisa foi motivada pela descoberta no ano passado de um vasto depósito de terras raras em Kiruna, uma cidade mineradora situada sobre uma vasta massa de minério de ferro, que se formou aproximadamente 1,6 bilhão de anos atrás após intensa atividade vulcânica.
Para pesquisadores da Universidade Nacional Australiana e da Academia Chinesa de Ciências, isso suscitou um grande questionamento: por que as terras raras estavam presentes?
Eles queriam entender se isso era “um acidente geológico, ou se há algo inerente àqueles vulcões ricos em ferro que os torna ricos em terras raras?” disse Anenburg à CNN.
Eles não podiam visitar um para descobrir — este tipo de vulcão é incrivelmente raro. “Nunca vimos um magma rico em ferro sair de um vulcão ativo, mas sabemos que alguns vulcões extintos, que têm milhões de anos, tiveram esse tipo enigmático de erupção”, disse Anenburg.
Será uma informação valiosa para geólogos em campo para ajudá-los a encontrar depósitos ricos e economicamente viáveis que possam ajudar a diversificar a cadeia de suprimentos de terras raras,
A mineração de terras raras tem sido marcada por problemas ambientais devido ao uso de produtos químicos tóxicos que podem poluir o solo e as águas subterrâneas. Grupos de direitos humanos também relataram alegações de abusos dos direitos humanos na cadeia de suprimentos, incluindo trabalho infantil.
Alguns especialistas sugeriram que deveria haver mais foco na reciclagem de elementos de terras raras em vez da mineração.
Um estudo recente descobriu que materiais de telefones celulares antigos, veículos elétricos e outras fontes poderiam fornecer uma enorme e negligenciada fonte de terras raras que poderia reduzir drasticamente a necessidade de mineração.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução