‘Ainda Estou Aqui’ inspira exposição com documentos do DOPS no Palácio do Catete neste domingo (26)
Neste domingo (26), o Palácio do Catete, antiga sede da Presidência da República, receberá a exposição inédita “Rua da Relação, 40: Testemunho material da violência de Estado”. A mostra explora a repressão durante a ditadura militar brasileira, tema abordado no filme Ainda Estou Aqui, e traz documentos e informações inéditas sobre o período, incluindo elementos históricos do antigo prédio do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), localizado na Rua da Relação, no Centro do Rio.
Entre os destaques estão registros sobre o uso de uma jiboia para torturar presos políticos e comuns, além de provas do viés racista das prisões por “vadiagem” e da repressão aos organizadores de bailes de soul nos anos 1970. Uma das descobertas mais marcantes da curadoria é um relatório de junho de 1964, da extinta Secretaria de Segurança do Estado da Guanabara, que monitorava o voo de exílio do ex-deputado Rubens Paiva rumo à Iugoslávia.
Organizada pelo Coletivo RJ Memória, Verdade, Justiça e Reparação e pela Campanha Ocupa DOPS, a exposição busca conscientizar a sociedade sobre a importância de transformar o antigo prédio do DOPS em um Museu dos Direitos Humanos. A mostra ficará aberta ao público no Palácio do Catete, na Zona Sul do Rio, até 4 de fevereiro.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução