Surto de norovírus é identificado em cruzeiro de luxo que esteve atracado em Santos (SP)

Um surto de norovírus foi identificado em um navio de cruzeiro que esteve atracado no Porto de Santos, no litoral paulista, de 17 a 18 de janeiro. Ao todo, 127 passageiros que estavam a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa foram infectados. O número, que correspondeu a mais de 2% do total (6.293 passageiros), atendeu ao critério para definição de surto do item 3.1.3 do Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que uma equipe de saúde fez testes nos passageiros e tripulantes que apresentaram sintomas da doença.

Os infectados pelo norovírus, que é o mesmo agente infeccioso que provocou o surto de virose em cidades da Baixada Santista na virada do ano, foram isolados. Contudo, a Anvisa não forneceu informações sobre a duração da permanência deles a bordo ou se deixaram a embarcação na data prevista.

Já a Secretaria de Saúde de Santos informou que os tripulantes foram isolados e estão com quadro geral estável, assistidos pela equipe médica da MSC. O navio tomou todas as medidas sanitárias necessárias, de acordo com a pasta.

Em nota, a MSC informou que, após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista, foram “adotadas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo”.

“Os casos de DDA ocorreram durante um cruzeiro iniciado em 11/01 e que se encerrou em 18/01 na cidade de Santos (SP). O navio seguiu viagem”, informou a Anvisa.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação