‘Ainda estou aqui’ inspira produções de visibilidade internacional no Rio
“Ainda estou aqui”, filme de Walter Salles protagonizado por Fernanda Torres, foi indicado nesta quinta-feira (23) a títulos no Oscar. Enquanto isso, milhares de pessoas de diferentes partes do mundo já criam memórias ao assistir aos 12 bairros diferentes do Rio retratados nas telas. O longa sucesso de exportação é apenas um exemplo de como o público estrangeiro passa a conhecer o município, mesmo sem ter pisado nele.
O Rio recebeu, em 2024, 27 produções audiovisuais estrangeiras. O número de diárias autorizadas atingiu 8.782, um aumento de 11,4% em relação a 2023. Esse crescimento é atribuído, além da renomada beleza natural da cidade, às ações da Riofilme, em parceria com a Secretaria de Cultura, para consolidar o Rio como um destino “film friendly”. Isso tem fortalecido a indústria audiovisual local, gerado empregos e impulsionado também a economia da cidade.
“A internacionalização do audiovisual carioca e brasileiro é uma prioridade estratégica. Essas oportunidades ampliam as oportunidades de cooperação internacional, já que a troca fortalece parcerias e impulsiona coproduções, abrindo espaço para investimentos e novas narrativas que conectam o Brasil ao mercado audiovisual global”, destacou Lucas Padilha, , antes secretário da pasta da prefeitura direcionada ao G20 e atual secretário de Cultura.
Desde 2021, existe na Riofilme, empresa da prefeitura do Rio de Janeiro que atua nas áreas de distribuição, apoio à expansão do mercado exibidor e estímulo à formação de público, a Rio Film Comission. De acordo com o Daniel Celli, coordenador da Rio Film Comission, o órgão faz uma ponte entre contratantes, produtoras e funcionários de áreas como figurino, maquiagem, entre outras de produção e pós-produção instaladas no Rio.
“Não basta a cidade ser bonita e ter a cultura reconhecida internacionalmente. É importante ter uma indústria de audiovisual consolidada”, afirma Celli.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação