Água com gás reduz glicose no sangue, aponta estudo

Um estudo recente sugere que a água com gás pode ter um papel importante no controle de açúcar no sangue. Ao analisar como dióxido de carbono presente na bebida afeta o metabolismos, os pesquisadores encontraram resultados promissores.

Ao ser consumida, a água com gás libera dióxido de carbono que é absorvido pelo organismo. Esse gás é transformado em bicarbonato no sangue, alterando o pH sanguíneo e ativando enzimas que auxiliam na utilização da glicose pelas células.

Essa maior utilização da glicose pode contribuir para a redução dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, diminuir o risco de doenças relacionadas ao diabetes.

Por mais que a água com gás possa auxiliar no controle do açúcar no sangue, não há evidências suficientes para afirmar que ela causa perda de peso significativa. A pesquisa comparou o processo com a hemodiálise, onde o sangue é filtrado e o pH é alterado, mas ressalta que a quantidade de açúcar utilizada ainda é mínima.

Contudo, a água com gás pode auxiliar no processo de emagrecimento de forma indireta. A presença do gás aumenta a sensação de saciedade, o que pode levar a uma menor ingestão de alimentos e, consequentemente, a uma redução na ingestão calórica.

Os especialistas alertam que, embora os resultados da pesquisa sejam promissores, são necessários mais estudos para confirmar os benefícios da água com gás para o controle do açúcar no sangue e para o emagrecimento. Além disso, a água com gás não deve substituir uma dieta equilibrada e a prática de atividade física regular.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução