Menina de 4 anos morre após consumir arroz contaminado com substância tóxica em Parnaíba, no Piauí
Na noite de terça-feira (21) a menina Maria Gabriela da Silva, de 4 anos, faleceu após mais de 20 dias hospitalizada após consumir arroz contaminado com um composto tóxico parecido com chumbinho em Parnaíba, no litoral do Piauí.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou a morte na manhã desta quarta-feira (22) (leia a nota completa ao fim da reportagem).
Em 3 de janeiro deste ano, a jovem deu entrada no hospital e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do HUT. Ela mostrou uma deterioração em seu estado de saúde ainda na terça-feira. A menina também perdeu a mãe, dois irmãos e um tio. No ano passado, outros dois irmãos de Maria Gabriela também foram vítimas de envenenamento.
Ao todo, nove pessoas da mesma família comeram arroz envenenado no dia 1º de janeiro deste ano. Destas, oito foram hospitalizadas e uma morreu ainda na ambulância. O alimento havia sido preparado no dia anterior e também foi consumido na ceia de réveillon, como parte de um baião de dois, mas na ocasião, ninguém passou mal.
Francisco de Assis Pereira da Costa, é o principal suspeito do delito, sendo o padrasto de uma das vítimas. Ele foi hospitalizado juntamente com outros parentes, apresentando possíveis sintomas de envenenamento. No entanto, recebeu alta no mesmo dia e está detido temporariamente desde 8 de janeiro.
Francisco nega que tenha envenenado a família, mas admitiu ter “nojo e raiva” da enteada e não gostar dos filhos dela. A Polícia acredita que ele fingiu passar mal e, na verdade, comeu uma porção de arroz sem o veneno.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução