Café e chá podem reduzir risco de câncer de cabeça e pescoço, aponta estudo

O consumo moderado de café e chá pode ajudar a diminuir o risco de câncer de cabeça e pescoço, conforme pesquisa publicada no periódico Cancer, da Sociedade Americana do Câncer. Esse tipo de câncer, o sétimo mais comum no mundo, afeta regiões como boca, língua, garganta, laringe e glândulas salivares, com taxas crescentes em países de baixa e média renda.

A análise reuniu dados de 14 estudos globais, envolvendo 9.548 pacientes com câncer e 15.783 pessoas sem a doença. Segundo os resultados, o consumo de mais de quatro xícaras diárias de café com cafeína foi associado a uma redução de 17% no risco de câncer de cabeça e pescoço, além de 30% para câncer de cavidade oral e 22% para câncer de garganta.

O café descafeinado também mostrou benefícios, reduzindo em 25% o risco de câncer de cavidade oral. Já o consumo de chá apresentou uma redução de 29% no risco de câncer hipofaríngeo, embora o consumo excessivo de mais de uma xícara diária tenha sido relacionado a um risco 38% maior de câncer de laringe.

“Esses dados reforçam a necessidade de mais estudos para compreender os efeitos do café e chá nos diferentes subtipos de câncer de cabeça e pescoço”, afirmou Yuan-Chin Amy Lee, pesquisadora do Huntsman Cancer Institute e autora do estudo.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus