Suprema Corte dos EUA aprova proibição do TikTok e decisão pode entrar em vigor ainda neste fim de semana

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (17), que a polêmica proibição do TikTok pode entrar em vigor a partir deste domingo (19). A decisão rejeitou um recurso dos donos do aplicativo chinês, que alegavam que a medida violava a Primeira Emenda. A corte emitiu sua opinião sem assinaturas e sem dissidências registradas.

A administração Biden havia alertado sobre os riscos à segurança nacional devido aos laços do TikTok com a China. A decisão da Suprema Corte permitirá que a proibição seja implementada, embora ainda não esteja claro como os 170 milhões de usuários americanos do aplicativo serão afetados.

Com a posse de Donald Trump na próxima segunda-feira, um dia após o prazo de banimento, há especulações de que a situação possa mudar. Trump, por meio de sua rede social Truth Social, afirmou que a decisão sobre o TikTok será tomada “em um futuro não muito distante”, mas que a Corte já havia tomado a medida esperada e precisava ser respeitada. O presidente Biden também indicou que o problema será resolvido pelo próximo governo.

O CEO do TikTok, Shou Chew, foi convidado para a posse e será acomodado entre os convidados de honra, segundo fontes do The New York Times. Trump, que já havia tentado impedir a atuação do aplicativo durante seu governo, deve buscar uma solução para manter o TikTok disponível nos EUA, possivelmente por meio de uma ordem executiva que lhe conceda 60 a 90 dias.

A lei aprovada no governo Biden, que deve ser seguida, determina que as operações do TikTok nos EUA sejam vendidas para uma empresa americana ou que o aplicativo saia do país. O governo chinês cogita a possibilidade de transferir o controle do TikTok para Elon Musk, proprietário da plataforma X, ou para o empresário Frank McCourt, do grupo Project Liberty, que já apresentou uma proposta para comprar o aplicativo.

Enquanto isso, os americanos têm buscado alternativas ao TikTok, com aplicativos como RedNote, Lemon8, Clapper, Flip e Fanbase se destacando como opções emergentes.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus