Israel e Hamas acordam cessar-fogo para Faixa de Gaza
O governo de Israel e o Hamas chegaram a um acordo preliminar de cessar-fogo na Faixa de Gaza, com foco na libertação gradual de reféns e prisioneiros palestinos, conforme apuração da CNN. Embora o acordo não tenha sido formalmente anunciado, a primeira fase prevê a liberação de 33 reféns pelo Hamas em troca de centenas de prisioneiros palestinos. A segunda fase, que visa encerrar a guerra, deve começar no 16º dia após a implementação do cessar-fogo.
O Hamas orientou os moradores da Faixa de Gaza a aguardar o início oficial do cessar-fogo, e afirmou que tratou o assunto com responsabilidade para garantir a proteção do povo palestino, interrompendo a agressão de Israel. O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou nas redes sociais que os reféns serão liberados “em breve”.
Em relação aos reféns, o Hamas detém 94 pessoas desde o ataque de 7 de outubro de 2023, sendo 81 homens, 13 mulheres e 2 crianças. Israel, por sua vez, mantém cerca de 10 mil prisioneiros palestinos, sendo muitos deles detidos sem julgamento.
A situação humanitária em Gaza é crítica, com alertas de escassez de alimentos, medicamentos e o agravamento das condições de vida devido aos ataques aéreos israelenses. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirmou o compromisso de destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar os reféns.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução