Lula não é convidado para posse de Trump e embaixadora do Brasil em Washington será representante

A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, será a representante do governo brasileiro na posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para a próxima segunda-feira (20). A presença de Viotti foi confirmada após convite enviado à chancelaria brasileira, segundo diplomatas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não recebeu convite para o evento e, até o momento, não há previsão de contato com Trump, com auxiliares afirmando que não há movimentações para uma possível conversa nos próximos dias.

O governo brasileiro não estranha a ausência de convite, já que, ao contrário do Brasil, a tradição norte-americana é convidar apenas os embaixadores para a cerimônia de posse. Caso o embaixador não possa comparecer, é comum que o país envie o encarregado de negócios da embaixada.

Apesar do distanciamento político entre Lula e Trump, as relações entre Brasil e EUA devem permanecer estáveis, com foco em questões comerciais, já que os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ele confirmou que foi convidado para a posse e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para viajar, já que teve seu passaporte apreendido em fevereiro de 2024, devido a investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil