Certificado do ENCCEJA 2024 já pode ser solicitado a partir desta segunda-feira (13)

A partir desta segunda-feira (13), estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) poderão solicitar o certificado de conclusão. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo site certificacaoencceja.educacao.rj.gov.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, a certificação representa mais do que um documento oficial:

“A educação proporciona muito mais que o aprendizado de conteúdos. A conquista de um Certificado é o primeiro passo para a construção de um futuro melhor e mais digno”.

O ENCCEJA, criado em 2002, é um exame gratuito e voluntário, direcionado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para o Ensino Fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos, e para o Ensino Médio, 18 anos.

As provas seguem os critérios estabelecidos pela legislação educacional brasileira e são realizadas em um único dia, divididas em turnos matutino e vespertino. A avaliação é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas. Já a emissão do Certificado de Conclusão ou da Certidão Parcial de Proficiência é realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelos Institutos Federais de Educação designados.

Para obter o certificado, o participante precisa alcançar a pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada área do conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias – e 5 (cinco) pontos na redação.

Os participantes que indicaram a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro como unidade certificadora já podem acessar o portal certificacaoencceja.educacao.rj.gov.br para solicitar o documento.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Sandra Barros – Seeduc-RJ