Pesquisa revela que brasileiros têm apenas 26% da vida adulta livre

De acordo com um estudo encomendado pelo Nubank e realizado pelo Instituto Ipsos, os brasileiros têm apenas 26% de sua vida adulta dedicada ao tempo livre, o equivalente a 15 anos. A pesquisa, conduzida entre 17 e 23 de julho deste ano com 1.500 participantes em todas as regiões do Brasil, revela um quadro preocupante de sobrecarga para muitas pessoas, especialmente as mulheres, que enfrentam uma dupla jornada de trabalho e cuidados domésticos.

O levantamento aponta que as mulheres são as mais afetadas pela falta de tempo livre. Elas dedicam até 49% de seu tempo à limpeza da casa, 29% ao trabalho doméstico em geral e 28% aos cuidados com a família. Além disso, atividades como lazer, shows e cinema ocupam apenas 24% do tempo disponível, o que mostra um desbalanceamento entre as tarefas diárias e os momentos de descanso.

No geral, o estudo mostra que 30% do tempo dos brasileiros é preenchido pelo sono, enquanto 23% é dedicado ao trabalho remunerado. Os cuidados com a família e a casa consomem 15% da vida adulta, e o tempo em deslocamento (como no trânsito e transporte público) ocupa 7%. A pesquisa também revelou que 42% da população está insatisfeita com a quantidade de tempo livre que possui.

Se tivessem mais tempo livre, 41,7% dos brasileiros optariam por viajar, 36% gostariam de dormir mais e 27,2% assistiriam mais à TV. A prática de esportes e atividades físicas foi mencionada por 26%, enquanto 23,4% optariam por descansar ou ficar em ócio.

O uso de telas, como televisão, videogames e celulares, ocupa 12% do tempo livre dos brasileiros, o que equivale a cerca de 7,1 anos na vida adulta. Atividades físicas, por outro lado, representam apenas 4% do tempo disponível, o que reflete uma falta de atenção à saúde e ao bem-estar.

De acordo com Livia Chanes, CEO do Nubank, o estudo faz parte de uma nova campanha da empresa que visa destacar a importância de administrar bem o tempo livre.

“Sabemos que o tempo, hoje em dia, é cada vez mais raro e valioso e queremos ajudar os clientes a terem mais tempo livre para o que realmente importa”, afirmou Livia.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução