Dormir de lado é chave para evitar dores na coluna, aponta estudo

De bruços, de lado ou em posição fetal – todos têm seu jeito favorito de dormir. No entanto, de acordo com o ortopedista e cirurgião de coluna Luciano Miller, existe, sim, uma posição ideal para a coluna.

“A melhor forma para dormir é de lado, com um travesseiro na altura adequada, que é medido da orelha até a lateral do ombro”, orienta o especialista.

Dormir de lado é a posição que mais descansa a coluna, evitando desconfortos que podem resultar em dor e o famoso “mau jeito” ao acordar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 80% da população mundial experimentará dor nas costas ao longo da vida.

Além de proteger a coluna, a posição lateral também ajuda a melhorar a qualidade do sono, o que, por sua vez, contribui para evitar tensões musculares.

Uma noite mal dormida diminui o relaxamento dos músculos, o que aumenta a dor muscular”, explica Miller.

Estudos indicam ainda que dormir de lado, especialmente para a direita, pode ajudar na eliminação de resíduos tóxicos do sistema nervoso, o que pode prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.

O ortopedista dá algumas dicas para melhorar a postura durante o sono. A primeira delas é usar um travesseiro entre as pernas ao dormir de lado, o que ajuda a evitar a tensão na lombar e nos quadris. Além disso, escolher o colchão correto, de acordo com o peso corporal, é essencial para uma boa noite de descanso. Miller explica que colchões com diferentes densidades suportam diferentes pesos, e a troca do colchão deve ocorrer a cada 5 anos.

Por fim, a escolha do travesseiro também faz toda a diferença. Para a posição lateral, é fundamental que o travesseiro alinhe corretamente o espaço entre o ombro e a cervical, evitando dores. A recomendação do especialista é que os travesseiros também sejam trocados a cada 5 anos.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução