Brasileiros gastam 12% da vida adulta em frente às telas, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Nubank Ultravioleta, revelou que os brasileiros gastam aproximadamente 3,6 anos de sua vida adulta apenas com o uso do celular. Esse período corresponde a 6% de todo o tempo livre disponível ao longo da vida. Além disso, o estudo mostra que, somando-se o uso do celular, TV e jogos eletrônicos, as telas ocupam 12% da vida adulta, o que equivale a cerca de sete anos.

O levantamento, que entrevistou 1.500 pessoas de todas as regiões do Brasil, revelou também que o tempo dedicado ao celular é maior entre as mulheres, com uma média de 6,4% de seu tempo livre, contra 5,9% dos homens. No entanto, a prática de esportes, que ocupa apenas 4% do tempo livre, representa um contraste quando se observa o desejo dos brasileiros de usarem mais tempo para atividades como viagens (41,7%) e descanso (23,4%).

Outro dado interessante da pesquisa é que 43% dos brasileiros afirmam que preferem usar seu tempo livre com a família, enquanto 35% optam por estar com os amigos e 22% gostam de aproveitar a solidão. As atividades ao ar livre ocupam apenas 2% do tempo, e o autocuidado é deixado em segundo plano na rotina.

O estudo faz parte da campanha do Nubank, que visa destacar a importância de administrar melhor o tempo livre.

“Sabemos que o tempo é cada vez mais raro e valioso, e queremos ajudar nossos clientes a aproveitarem melhor o que realmente importa”, destacou Livia Chanes, CEO da empresa.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus