RJ assina contrato com novo consórcio para barcas e operação começa em fevereiro

O Governo do Rio de Janeiro assinou nesta sexta-feira (10) o contrato com o Consórcio Rio Barcas, que assume a operação do sistema aquaviário a partir de fevereiro. O contrato, no valor de R$ 1,9 bilhão, tem duração inicial de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.

Formado por quatro empresas — BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Sudeste Navegação e Innovia Soluções Inteligentes — o novo consórcio substitui o grupo CCR, responsável por transportar 40 mil passageiros diários em seis linhas. Durante a transição, que vai até 11 de fevereiro, a frequência das viagens será mantida, sem reajuste tarifário.

Na cerimônia, o governador Cláudio Castro destacou a mudança de modelo de concessão, que passa a ser por milha náutica.

“Isso garante maior controle do estado sobre horários, rotas e operação. Podemos otimizar o sistema, usar embarcações menores em horários deficitários e criar rotas sociais onde o impacto econômico é maior”, explicou.

Pierre Orfali, presidente da BK Consultoria e Serviços, reforçou a experiência das empresas e disse que uma equipe de transição já está analisando detalhes da operação.

Em 2023, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) contestou o edital por supostas irregularidades, mas autorizou a assinatura do contrato após análise.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Cristina Boeckel/g1 Rio