Múltiplas picadas de abelha exigem atendimento imediato para evitar riscos de morte
Na tarde de quinta-feira (9), o ex-vereador Francisco Eudes Alves Gomes, de Tianguá (CE), faleceu após ser picado por um enxame. Eudim Pirrita, como era chamado, foi mordido por insetos ao cuidar do seu sítio, situado na zona rural do município, situado a aproximadamente 330 quilômetros de Fortaleza.
As abelhas picam quando utilizam seus ferrões para se proteger. O veneno presente no ferrão desses insetos pode provocar sintomas como dor e inchaço. Em certas situações, os indivíduos picados podem apresentar reações alérgicas severas que demandam assistência médica imediata e, se não forem prontamente tratados, podem resultar em morte.
Quais são os sintomas causados por uma picada de abelha?
De acordo com a Cleveland Clinic, os sintomas de uma picada de abelha incluem:
- Dor aguda e ardente no local da picada;
- Descoloração da pele ao redor da picada;
- Inchaço na área afetada;
- Coceira na pele.
Quais são os sintomas graves e potencialmente fatais?
Ainda de acordo com a Cleveland Clinic, sintomas graves incluem:
- Urticária;
- Dificuldade para respirar;
- Tontura ou vertigem;
- Inchaço na língua ou na garganta;
- Náusea;
- Diarreia;
- Pulso acelerado.
Além disso, de acordo com a Mayo Clinic, ao receber várias picadas de abelha, a reação pode ser ainda mais grave. Os sintomas de um ataque de abelha podem incluir náuseas, vômitos, diarreia, febre e tontura. Segundo a clínica, as reações graves podem acontecer de 15 minutos a uma hora após a picada.
Quando procurar ajuda médica?
É fundamental buscar ajuda médica ao ter reação grave à picada de abelha, pois pode ser um sinal de anafilaxia. O atendimento de urgência também deve ser procurado em casos de múltiplas picadas de abelhas, principalmente em crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios.
Também é interessante consultar um médico se os sintomas da picada de abelha não desaparecem após três dias ou se surgirem outros sintomas que sugerem uma resposta alérgica.
Como tratar uma picada de abelha?
A picada de abelha pode ser tratada ainda em ambiente doméstico, seguindo os cuidados:
- Remover o ferrão, arrastando-o suavemente sobre a pele para puxá-lo para fora. Evite usar pinças, pois elas podem injetar mais veneno em sua pele;
- Limpar a ferida com sabão e água;
- Colocar uma bolsa de gelo na pele;
- Monitorar a lesão, procurando o pronto-socorro em casos de inchaço além do local da picada ou de desenvolvimento de sintomas de reações alérgicas.
Em casos graves, podem ser prescritos medicamentos para reduzir os sintomas de reações alérgicas, como epinefrina, anti-histamínicos e glicocorticoides. Em quadros de reação anafilática, pode ser usado um autoinjetor de epinefrina, principalmente nos serviços de emergência médica, de acordo com a Cleveland Clinic.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução