Incêndios florestais no sul da Califórnia deixam ar ‘insalubre’ e matam 10 pessoas

Muitas regiões do sul da Califórnia enfrentam condições de ar “insalubres” devido a incêndios florestais intensos, que poluem o ar com fumaça e cinzas.

Após a meia-noite desta sexta-feira (10), próximo ao incêndio de Eaton, San Marino apresentava um índice de qualidade do ar de 431, segundo a IQair. Este nível é visto como extremamente arriscado, alcançando a pontuação 6 na escala de qualidade do ar.

Vários bairros estão sujeitos a níveis “insalubres” de qualidade do ar em grande parte da região. Anne Rimoin, professora de epidemiologia da Universidade da Califórnia, declarou à CNN anteriormente que os riscos potenciais à saúde podem ser devastadores.

Ela afirmou que as partículas finas têm a capacidade de penetrar profundamente nos pulmões humanos, ao passo que a má qualidade do ar impacta de forma aguda pessoas com condições crônicas, mulheres grávidas e jovens.

O incêndio em Palisades, localizado entre Santa Monica e Malibu, no oeste da cidade, e o de Eaton, no leste, próximo a Pasadena, já foram considerados os mais devastadores já registrados em Los Angeles, consumindo mais de 137 km2 e transformando bairros inteiros em cinzas.

O número de mortos pelos incêndios aumentou de sete para 10, anunciou o legista do Condado de Los Angeles em uma atualização na noite de quinta-feira (9).

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução