Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirma novo surto de virose no litoral

Nesta quarta-feira (08), A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo confirmou, por meio de Instituto Adolfo Lutz (IAL), a presença de norovírus em fezes humanas coletadas no Guarujá (SP) e Praia Grande (SP), na Baixada Santista, no litoral paulista. Conforme apurou a CNN, a  região enfrenta surto de ‘virose’ e registra mais de 7.500 casos da doença.

“Estas informações são importantes para orientar o tratamento aos pacientes. No entanto, estamos investigando, em conjunto com a Cetesb, Sabesp e os municípios da Baixada Santista, a fonte que causou esta infecção”, esclarece Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Pasta.

Transmitido por via oral-fecal, o norovírus é altamente contagioso. Ele é responsável por causar gastroenterite, provocando sintomas como diarreia intensa, vômitos e, em alguns casos, febre alta. Geralmente propagando-se por meio de água ou alimentos contaminados, também é transmitido pelo contato com pessoas infectadas. Sua persistência em superfícies facilita a transmissão.

Confira algumas recomendações para se prevenir:

  • Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar;
  • Evite alimentos mal-cozidos;
  • Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados;
  • Evite tomar banho de mar nas 24 horas seguintes à ocorrência de chuvas;
  • Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre, corretamente armazenados;
  • Observe bem a higiene os estabelecimentos comerciais;
  • Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação/Prefeitura de Guarujá