Tomar café pela manhã pode diminuir risco de doenças cardíacas e morte precoce, diz estudo científico
De acordo com um estudo publicado no European Heart Journal, o horário em que o café é consumido pode impactar a saúde cardíaca e a longevidade. A pesquisa indica que ingerir café apenas pela manhã pode reduzir em até 31% o risco de morte por doenças cardiovasculares e 16% o risco de morte prematura, independentemente da quantidade consumida.
O estudo, liderado pelo Dr. Lu Qi, da Universidade Tulane, é o primeiro a investigar os efeitos do horário do consumo de café sobre a saúde.
“Normalmente, não consideramos o horário nas orientações dietéticas, mas isso pode mudar no futuro”, afirmou o pesquisador.
Com base em dados de 40.725 adultos, o estudo mostrou que o consumo de café pela manhã teve resultados mais positivos em comparação com quem o bebia ao longo do dia, especialmente em relação à mortalidade precoce. Para quem toma café matinal, a quantidade consumida também não fez diferença.
A pesquisa, no entanto, não estabelece uma relação causal e reconhece limitações, como a imprecisão dos dados sobre ingestão alimentar e a falta de análise genética. Apesar disso, especialistas como a nutricionista Vanessa King acreditam que as descobertas são significativas, especialmente considerando o alto índice de doenças cardiovasculares nos Estados Unidos.
A explicação para os resultados pode estar nos ritmos circadianos, já que o consumo à noite pode interferir nos níveis hormonais, aumentando o risco de doenças cardíacas.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus