IA pode gerar 78 milhões de novos empregos até 2030, aponta estudo

Um estudo do Fórum Econômico Mundial sugere que, embora a Inteligência Artificial (IA) ameace algumas funções no mercado de trabalho, ela também pode criar novas oportunidades. A pesquisa, baseada em entrevistas com mais de 1.000 grandes empresas de 55 países, prevê a criação de 78 milhões de novos empregos até 2030.

O estudo “O Futuro do Emprego 2025” revela que, embora até 92 milhões de vagas possam ser extintas devido à automação, 170 milhões de novos postos de trabalho serão gerados, resultando em um saldo líquido de 78 milhões. Entre as funções em declínio estão os caixas de pagamento no varejo, assistentes administrativos e designers gráficos, que têm sido substituídos pela IA.

Por outro lado, o estudo destaca que as profissões essenciais, como trabalhadores rurais, motoristas de entrega e operários da construção civil, devem ver um aumento substancial. O setor de saúde, com ênfase em enfermeiros, e a educação, com professores de ensino médio, também devem experimentar crescimento significativo.

Além disso, as mudanças demográficas e a crescente demanda por tecnologias como energia renovável e engenharia ambiental devem gerar mais vagas em áreas como robótica e sistemas de energia. A pesquisa sugere que a qualificação da mão de obra será essencial para atender à nova demanda.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus