Mais de 13 mil mulheres se alistaram no serviço militar após liberação

Desde o primeiro dia do ano, em que mulheres passaram a ter permissão de se alistar voluntariamente no serviço militar, um total de 13.600 mulheres já realizaram a inscrição. Elas disputam as 1.465 vagas disponibilizadas pelo Ministério da Defesa, distribuídas entre Brasília (DF) e outros 28 municípios em 13 estados. O alistamento, que segue até 30 de junho de 2025.

O processo de alistamento será feito em duas modalidades: online e presencial. As interessadas devem se inscrever em uma Junta de Serviço Militar, localizada em 28 municípios de diferentes estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Durante o processo, as candidatas poderão optar em qual Força desejam servir, apesar dessa escolha será condicionada à disponibilidade de vagas, aptidão física e exigências específicas de cada ramo militar.

A lista de municípios contempla cidades como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Manaus (AM), abrangendo diversas regiões do país e facilitando o acesso das interessadas ao serviço militar.

 

Créditos da imagem: Commons

Escrito por: Rafael Ajooz