Forte terremoto no Tibete deixa 95 mortos e mais de 100 feridos
Na manhã desta terça-feira (07), um terremoto de magnitude 6.8 atingiu o Tibete, província autônoma da China, e deixou 95 mortos e 130 feridos.
O epicentro do tremor foi localizado no condado de Dingri, a aproximadamente 75 quilômetros a nordeste do Monte Everest, e o tremor foi registrado às 9h05 locais. A região afetada é marcada pela colisão das placas tectônicas da Índia e da Eurásia, o que resulta em elevações nas montanhas dos Himalaias. Essas movimentações são fortes o suficiente para alterar a altura de alguns dos picos mais altos do mundo.
O líder chinês, Xi Jinping, pediu reforços para auxiliar no resgate de moradores e abrigar aqueles que tiveram as moradias destruídas ou danificadas pelo abalo. O vice-primeiro-ministro Zhang Guoqing foi enviado para a área para orientar o trabalho das equipes. Ao todo, 1,5 mil bombeiros foram mobilizados.
De acordo com a televisão estatal CCTV, o tremor também foi sentido pelas comunidades localizadas dentro de um raio de cinco quilômetros do epicentro, a cerca de 380 quilômetros de Lhasa, capital do Tibete, e a aproximadamente 23 quilômetros da cidade de Shigatse.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução