Estados Unidos confirma primeira morte de humano por gripe aviária
Nesta segunda-feira (06), os Estados Unidos registraram a primeira morte humana por influenza aviária A (H5N1), popularmente conhecida como gripe aviária. De acordo com o Departamento de Serviços de Saúde (CDC, na sigla em inglês), a vítima era procedente do estado da Louisiana, no sudeste do país, e apresentava condições médicas subjacentes.
Por meio de uma nota, o órgão de saúde informou que a morte por gripe aviária não é inesperada.
“Embora trágica, uma morte por gripe aviária H5N1 nos Estados Unidos não é inesperada devido ao potencial conhecido de infecção por esses vírus para causar doenças graves e morte”, disse o CDC, em comunicado.
Desde 2024, foram registrados 66 casos humanos de gripe aviária nos Estados Unidos. Outras 950 infecções de outros países foram relatadas à Organização Mundial da Saúde (OMS), das quais cerca de metade resultaram em morte.
A doença se prolifera a partir do contato com aves ou animais infectados. São sintomas de gripe aviária a febre alta e tosse seguida de desconforto respiratório. Diarreia, vômito, dor abdominal, sangramento do nariz ou gengivas, encefalite e dor no peito também são mais raros, mas também podem ser relatados.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução