Copa do Brasil 2025: CBF acaba com vantagem de empate para visitante e decide classificação por pênaltis

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças no regulamento da Copa do Brasil 2025. A principal alteração é o fim da vantagem para os clubes visitantes no tempo regulamentar, que até 2024, poderiam empatar para garantir a classificação. Agora, caso o placar termine igual, a decisão será feita através de cobranças de pênaltis, tanto na primeira quanto na segunda fase do torneio.

A competição seguirá com os jogos eliminatórios, sendo disputados em sete fases. A primeira e segunda fases terão partidas únicas, sendo o time de menor ranking o mandante no primeiro duelo, e em ambas, as cobranças de pênaltis definirão os classificados em caso de empate. A partir da terceira fase, com jogos de ida e volta, o critério será o placar agregado e, em caso de igualdade, a decisão também será por pênaltis.

Ao todo, 80 clubes participarão da Copa do Brasil 2025, e os duelos serão definidos por sorteio, com clubes dos potes A, B, C e D se enfrentando. Os times já classificados para a terceira fase incluem Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians, Bahia, Cruzeiro, Santos, CRB e Paysandu.

A competição mantém seu formato com duelos eliminatórios, sendo as fases seguintes compostas por jogos de ida e volta, com sorteios para definição dos confrontos. A final será decidida nos pênaltis caso o placar agregado termine empatado.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Cris Mattos/Reuters