Brasil bate recorde de 3.509 salas de cinema em operação

O setor cinematográfico brasileiro atingiu um marco importante, com um recorde de 3.509 salas de cinema em operação em 1º de janeiro de 2025, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Esse número representa um aumento de 31 salas em relação a 2019, antes da pandemia de covid-19.

Esse crescimento é atribuído, em parte, ao compromisso com a descentralização do acesso ao audiovisual e à inclusão cultural. O Ministério da Cultura destacou a inauguração de salas em cidades como Monte Carmelo e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Miracema, no Rio de Janeiro, além da reabertura do cinema em Viçosa, Alagoas, após 30 anos fechado. A acessibilidade, com soluções para pessoas com deficiência visual e auditiva, também foi um foco dessa expansão.

Em 2024, as salas de cinema brasileiras receberam 121 milhões de espectadores, e o número de pessoas assistindo a filmes nacionais dobrou em comparação ao ano anterior. O filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres e vencedor do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, foi um dos destaques.

Texto por Agência Brasil
Foto: Reprodução