Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, anuncia renúncia ao cargo
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal nesta segunda-feira (6). Ele permanecerá no cargo até que um novo líder seja escolhido.
“Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, afirmou Trudeau em pronunciamento a repórteres em Ottawa.
Em sua fala, Trudeau expressou arrependimento quanto ao sistema eleitoral do país.
“Se eu tenho um arrependimento, particularmente conforme nos aproximamos desta eleição, eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos”, disse, mencionando a dificuldade de se votar em várias opções.
A popularidade de Trudeau caiu nos últimos dois anos, principalmente devido a questões econômicas como os altos preços e a escassez de moradias. Pesquisas indicam que o Partido Liberal perderá para os conservadores nas eleições previstas para outubro.
O Parlamento será suspenso até 24 de março, quando um novo líder será escolhido. Trudeau também comentou sobre a paralisação do Parlamento:
“Está paralisado há meses após a sessão mais longa de um Parlamento minoritário na história canadense”, declarou.
Eleito para o Parlamento em 2008, Trudeau foi líder do Partido Liberal desde 2013 e assumiu o cargo de primeiro-ministro em 2015. Seu governo foi marcado por uma postura progressista, mas sua popularidade sofreu quedas após polêmicas e desafios políticos.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução