Pesquisa aponta que fumar um cigarro diminui 20 minutos de vida e parar por uma semana recupera 1 dia
Um estudo realizado pelo governo britânico alerta sobre os impactos do tabagismo e incentiva quem deseja parar de fumar em 2025. A pesquisa da University College London (UCL) revela que cada cigarro consumido reduz em 20 minutos a expectativa de vida. Por outro lado, a cada semana sem fumar, a pessoa pode ganhar pelo menos um dia de vida.
Para quem fuma 10 cigarros por dia, ao abandonar o vício no início do ano, até 20 de fevereiro será possível recuperar uma semana de vida. E, até o fim de 2025, a pessoa pode adicionar até 50 dias à sua expectativa de vida.
Sarah Jackson, do Grupo de Pesquisa sobre Álcool e Tabaco da UCL, destaca a importância de entender os malefícios do fumo.
“Parar de fumar em qualquer idade melhora a saúde e os benefícios começam quase imediatamente”, afirma.
O tabagismo é uma das principais causas preveníveis de morte, responsável por cerca de 8 milhões de mortes anuais no mundo, sendo 1,2 milhão de não-fumantes expostos à fumaça. No Reino Unido, o tabaco causa cerca de 80 mil mortes por ano, enquanto no Brasil, o número chega a 145 mil, segundo o Ministério da Saúde.
Uma pesquisa paralela revelou que mais da metade dos britânicos (53%) têm a intenção de abandonar o cigarro em 2025. O governo britânico também lembrou que os benefícios para a saúde são rápidos, com melhora na respiração após 72 horas e na circulação sanguínea após 12 semanas. Após um ano sem fumar, o risco de ataque cardíaco diminui pela metade.
Porém, especialistas alertam que serviços de apoio ao abandono do tabagismo são três vezes mais eficazes do que tentar parar sozinho.
O estudo, encomendado pelo Departamento de Saúde do Reino Unido, é baseado em pesquisas históricas como o British Doctors Study e o Million Women Study, sendo considerado um dos mais completos sobre os efeitos do tabagismo.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus