Echalotte: vegetal da família da cebola pode ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas

Cresce a popularidade de alimentos que proporcionam diversos benefícios para a saúde. Desde sementes e infusões até temperos, há uma variedade de alimentos naturais que podem contribuir para uma alimentação mais balanceada. Contudo, algumas gemas continuam escondidas. Este é o caso da echalotte, um vegetal da mesma família da cebola, que, de acordo com os especialistas, pode prevenir o câncer e enfermidades cardiovasculares.

De acordo com o site especializado Tuberculos.org, a echalotte (Allium ascalonicum) pertence à família das Aliáceas ou Liliáceas, estando fortemente associada à cebola branca, amarela e roxa, ao alho-poró, ao alho e à cebolinha. O seu gosto é levemente mais delicado que o da cebola e se assemelha ao do alho. Assim como outros tubérculos, pode ser ingerida in natura ou cozida, sendo extremamente versátil e simples de incluir em qualquer prato.

Apesar de não ser muito apreciada no Brasil, a echalotte é amplamente empregada na gastronomia indiana, asiática, francesa e mediterrânea. Chefs de cozinha globais sugerem a utilização deste superalimento para conferir um sabor único às receitas, já que ele proporciona um aroma agradável aos alimentos e adiciona notas únicas, que são simultaneamente doces, ácidas e picantes.

No mesmo sentido, uma pesquisa publicada na National Library of Medicine dos Estados Unidos afirmou que o extrato dessa planta é ótimo para a prevenção de várias doenças relacionadas à inflamação e células malignas. Por isso, os especialistas recomendam o consumo de echalotte, especialmente para pessoas com histórico de câncer na família ou com outros fatores de risco que possam favorecer seu aparecimento.

Como se tudo isso não fosse suficiente, esse vegetal também beneficia a saúde cardiovascular e diminui o risco de diabete. Em uma pesquisa recente, um grupo de médicos determinou que “pode ser utilizado como terapia adjuvante em doenças cardiovasculares, diabetes, prevenção do câncer e outras doenças não transmissíveis associadas a vias inflamatórias e oxidativas”.

Segundo o Tuberculos.org, as propriedades da echalotte superam as da cebola, pois esse vegetal “é rico em compostos flavonoides e polifenólicos”. Além disso, possui outros componentes benéficos, como fibra dietética, vitaminas como vitamina C, vitamina A, vitamina B6 e ácido fólico, e minerais essenciais como potássio, cálcio, fósforo e manganês. Segundo o site, meia xícara de echalottes oferece os seguintes valores nutricionais:

Além de ser um ótimo ingrediente nas receitas, está comprovado que a echalotte traz grandes benefícios para a saúde. Em uma pesquisa publicada no Asian Pacific Journal of Cancer Prevention, os cientistas afirmaram que o extrato obtido de outros tubérculos como a cebola é capaz de interromper o crescimento e a propagação das células cancerígenas. Além disso, em outro estudo, a mesma instituição comprovou que esse tubérculo ajuda na prevenção do câncer de mama, estômago e cólon.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: reprodução