Manoel Carlos enfrenta agravamento de saúde devido à Doença de Parkinson

O autor Manoel Carlos, de 91 anos, tem enfrentado uma piora no quadro de saúde devido à doença de Parkinson, que tem agravado seus sintomas motores e cognitivos. A informação foi divulgada pela Boa Palavra, produtora fundada pelo próprio autor e atualmente comandada por sua filha, Júlia Almeida.

Em nota, a médica responsável, Dra. Roberta Zani, afirmou que o foco está no manejo dos sintomas para garantir o máximo de conforto ao escritor durante este momento delicado. A produtora também solicitou que as visitas sejam evitadas, ressaltando que “atualizações serão divulgadas se necessário”.

Júlia Almeida, em resposta a acusações de que estaria isolando o pai, publicou um vídeo no Instagram na sexta-feira (3), onde explicou a situação. Ela explicou que Manoel Carlos passou por uma cirurgia no final de dezembro do ano passado e está se recuperando em casa.

“Peço respeito em nome da minha família e do meu pai”, afirmou.

Em uma reportagem, a colunista Fabíola Reipert havia alegado que Manoel Carlos estaria vivendo isolado de amigos e familiares, com a filha sendo acusada de proibir visitas e demitir funcionários do autor. Júlia refutou as alegações, esclarecendo que as decisões tomadas têm como objetivo o bem-estar do pai.

Aos 91 anos, Manoel Carlos vive afastado dos holofotes desde que se aposentou das novelas em 2014, após escrever “Em Família” (Globo). Diagnóstico de Parkinson há seis anos, o autor passa a maior parte do tempo em sua casa no Leblon, no Rio de Janeiro, ao lado de sua esposa Elisabety de Almeida. Segundo a filha, ele mantém um ritual diário de tomar banho de sol e ler jornais na área externa de sua residência. Maneco, como é carinhosamente chamado, também dedica seu tempo assistindo telejornais.

Júlia Almeida, que assumiu a missão de preservar o legado do pai, dirigiu o documentário “O Leblon de Manoel Carlos”, em homenagem à carreira e à história do escritor.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo Onbus