Companhias aéreas e aeroportos do Brasil figuram entre os mais eficientes do mundo
O turismo global voltou aos níveis pré-pandemia em 2024, conforme anunciado pelas Nações Unidas. E com o aumento das viagens, as estatísticas de pontualidade das companhias aéreas e aeroportos se destacam como boas notícias entre as dificuldades do setor, incluindo passageiros clandestinos e tentativas de contrabando.
De acordo com o relatório anual da Cirium, que analisa a pontualidade de companhias aéreas e aeroportos, as três principais companhias aéreas mais pontuais de 2024 são todas membros da aliança SkyTeam: Aeromexico, Saudia e Delta Air Lines, com a Aeromexico liderando o ranking. A Saudia, que tem ambições de crescimento significativo nos próximos anos, fez um pedido de 105 aviões Airbus para expandir sua frota.
Na região Ásia-Pacífico, a Japan Air Lines (JAL) ficou em primeiro lugar, seguida pela All Nippon Airways (ANA), enquanto a Singapore Airlines garantiu o terceiro lugar. No Oriente Médio e África, a companhia sul-africana Safair foi a mais pontual, superando a Oman Air e a Royal Jordanian.
Na América Latina, a Copa, do Panamá, conquistou o título de companhia aérea mais pontual pelo segundo ano consecutivo. Em termos de aeroportos, o Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riad, Arábia Saudita, foi o mais pontual entre os grandes aeroportos, seguido pelo Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, e o Aeroporto Internacional Benito Juarez, na Cidade do México.
Os dados também incluem rankings de aeroportos de médio e pequeno porte, com destaque para o Aeroporto Internacional Tocumen, no Panamá, e o Aeroporto Internacional de Brasília, no Brasil, entre os mais pontuais em suas respectivas categorias.
Contudo, a Cirium lembra que atrasos nem sempre são culpa das companhias aéreas ou aeroportos, já que fatores como condições climáticas adversas podem impactar a pontualidade dos voos, um desafio que pode se intensificar com as mudanças climáticas.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus