Aumento de viroses no verão devido poluição da água e deterioração de alimentos, alertam especialistas
Com a chegada do verão e das celebrações de final de ano, os casos de virose tendem a crescer. Segundo Carolina Lázari, médica infectologista e patologista clínica da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), as infecções virais estão mais relacionadas à poluição da água, enquanto as bacterianas estão ligadas à deterioração de alimentos, especialmente aqueles que são armazenados sob refrigeração imprópria.
Por exemplo, no litoral paulista, mais de 2.000 pessoas foram atendidas devido a viroses em dezembro, segundo a prefeitura do Guarujá. A Secretaria Municipal de Saúde declara que o crescimento nos casos de virose é habitual nesta época do ano, devido a elementos como temperaturas elevadas, má alimentação, grande concentração de pessoas e maior contato com alimentos contaminados.
De acordo com Lázari, a virose é uma doença comum no verão e em épocas como final de ano devido ao fato de muitos vírus poderem ser transmitidos em águas poluídas, praias impróprias para banho e, também, em piscinas.
Segundo a patologista clínica, a forma de evitar essas infecções seria tomar cuidado com a ingestão de alimentos e líquidos no geral. “O ideal é comer em lugares conhecidos e que garantam a procedência e a conservação dos alimentos, de preferência em locais que tenham refrigeração. Alimentos vendidos por ambulantes com isopor, por exemplo, geralmente ficam expostos ao sol por muito tempo, sem reposição de gelo, e tendem a ficar em temperaturas inadequadas para conservação”, adverte a especialista.
A especialista também aponta para o risco de contaminação através de chuveiros de barracas de praia. “Ao tomar uma ducha, é possível ingerir ou inalar alguma quantidade de água contaminada, o que pode ser suficiente para causar infecção, dependendo da qualidade da água”, ressalta Lázari.
As infecções virais não respondem aos antibióticos, já que esses medicamentos são indicados para o tratamento de doenças causadas por bactérias. Por isso, o tratamento de viroses tem como objetivo aliviar os sintomas.
De acordo com o Manual MSD, as principais medidas para tratar uma virose são:
- Reidratação: maior ingestão de água e, em casos necessários, soro administrado por via intravenosa;
- Medicamentos antidiarreicos e probióticos;
- Antitérmicos, para alívio de febre, se houver;
- Antiemético, para alívio das náuseas;
- Alimentação leve, evitando alimentos gordurosos.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução