Promessa de Paes, ‘Ozempic’ deve chegar na rede pública em 2026
Definido como uma das promessas do prefeito Eduardo Paes durante sua campanha à reeleição, o fornecimento de ‘Ozempic’ nos postos de saúde do Rio pode ser tornar real em pouco tempo. Coordenado pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz, o estudo que avalia trazer a semaglutida (substância do Ozempic) para a rede pública tem o objetivo de combater a obesidade.
Soranz afirmou que a aplicação deve ser iniciada em janeiro de 2026 nas clínicas da Família, e que já está em tratativas com quatro laboratórios para a aquisição, que será feita com licitação.
“Já estamos conversando com a Novo Nordisk [empresa dinamarquesa que produz o Ozempic] e outras três empresas que vão fabricar o remédio após aquebra da patente. A expectativa é que 3 mil doses [por mês]já estejam disponíveis a partir de janeiro de 2026 — no protocolo de tratamento de combate à obesidade nas Clínicas da Família. Mas, é claro, que todo o processo da compra passará por uma licitação”, disse Soranz.
Contudo, o acesso ao medicamento será restrito e guiado por um determinado perfil. Segundo o secretário, somente o médico da Família, que já acompanha o paciente com regularidade, poderá decidir se ele usará ou não o medicamento.
“É um desejo nosso que a população mais pobre tenha acesso a um medicamento que quem tem um mínimo de condições está comprando e usando. É uma política pública de saúde contra a obesidade, para que a gente possa melhorar os índices de saúde da população carioca: diabetes, problemas cardíacos e coronarianos”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Por: Ágatha Araújo
Foto: reprodução