Ponte Internacional de São Borja será leiloada na próxima terça-feira (7), marcando início das privatizações de 2025

A concessão da Ponte Internacional de São Borja, que conecta São Borja (Rio Grande do Sul), no Brasil, a Santo Tomé, na Argentina, será leiloada na próxima terça-feira (7), inaugurando a temporada de venda de ativos do governo federal para o setor privado neste ano. A competição será realizada em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.

A seleção do vencedor é baseada no maior valor de prêmio, com um valor mínimo definido de US$ 40,8 milhões. O projeto abrange aproximadamente 16 quilômetros e os investimentos programados para melhorias somam U$ 45,6 milhões, totalizando US$ 99 milhões, sem considerar os custos de manutenção, até o término do contrato, que tem duração de 25 anos.

O vencedor do leilão terá que fazer manutenção tanto do trecho brasileiro quanto do argentino. Entre as obras previstas estão a construção de faixas de acesso, uma nova área para veículos apreendidos, pátio para caminhões e instalação de um novo sistema de iluminação. A previsão era que o leilão da São Borja acontecesse em dezembro passado, com outras concessões de rodovias, mas ele acabou sendo adiado para o início deste ano.

O acesso rodoviário pelo lado brasileiro tem início no entroncamento com a Rodovia BR‐285 (Avenida dos Imigrantes) e estende‐se até o início da ponte, com 6,60 quilômetros de extensão. No lado argentino, o acesso começa no entroncamento da Ruta Nacional 14, com 7,6 quilômetros de percurso fora do perímetro urbano de Santo Tomé. Somente a ponte tem 1,42 quilômetro de extensão.

Segundo o Ministério dos Transportes, cerca de 23% das operações comerciais entre Brasil e Argentina dependem da ligação entre São Borja e a cidade argentina de Santo Tomé. Além da balança comercial dos dois países, a ponte é essencial para vida cotidiana dos moradores de toda a região.

O pedágio é cobrado em dólares e a expectativa do ministério é que o valor, hoje entre US$ 15,40 e US$ 23,10 (dependendo do número de eixos dos caminhões), caia 18%. A Ponte Internacional de São Borja é fruto de um acordo binacional assinado em 1989. Ela é a única já operada pela iniciativa privada através do consórcio Mercovia tendo sido concedida em 1996 por 25 anos, com o contrato sendo prorrogado nos últimos anos.

Por: Carolina Sepúlveda 

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