Réveillon: Copacabana terá esquema especial de segurança e trânsito

Para assegurar o sucesso da virada de ano no Rio, a Prefeitura anunciou um esquema especial de segurança e de trânsito. A Avenida Atlântica, em Copacabana, será totalmente interditada para veículos a partir das 8h do dia 31 de dezembro, e os pedestres que acessarem a praia passarão por revista da Polícia Militar. Cerca de 2,5 milhões de pessoas aguardam o espetáculo do Réveillon de 2025, que contará com shows de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Anitta, Dudu Nobre e Marcelo D2, além de queima de fogos de 12 minutos.

Dezessete ruas que dão acesso à Avenida Atlântica terão pontos de bloqueio com detectores de metal.

“Não pode levar garrafa de vidro para a praia de Copacabana, porque sempre foi, nos réveillons do Rio de Janeiro, a principal razão de atendimento médico nos postos instalados pela prefeitura [em Copacabana]”, alertou o prefeito Eduardo Paes.

A proibição de garrafas de vidro também vale para os outros 12 locais de festa organizados pela prefeitura.

A Polícia Militar utilizará 78 torres de observação com câmeras de reconhecimento facial para monitorar a movimentação na praia.

O esquema de trânsito inclui diversas interdições e suspensão de vagas de estacionamento. A partir das 18h do dia 30 de dezembro, 3 mil vagas em Copacabana serão suprimidas. Ônibus fretados serão proibidos de entrar no bairro a partir da 0h do dia 31. A partir das 19h30, somente táxis e ônibus urbanos poderão circular em Copacabana. Às 22h, o trânsito será totalmente bloqueado.

O metrô é o modal mais recomendado para a locomoção no dia da virada e, nesse ano, os bilhetes terão o formato QR Code.

Por: Ágatha Araújo

Foto: André Dutra