Riotur retoma pesquisa inovadora e premiada com foco no Réveillon

A Riotur, em parceria com EmbraturLab, Smart Tour e Grupo Iter, retoma uma iniciativa com auxílio de IA para o acompanhamento do Réveillon no Rio de Janeiro. Por meio do Sistema Especialista Turístico (SET), premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023, a Riotur visa transformar a experiência, agendada para ocorrer até o dia 06/01, em um marco significativo na gestão de grandes eventos.

A implementação da pesquisa será feita via códigos QR instalados em centenas locais estratégicos, como áreas turísticas tradicionais, bares, restaurantes e hotéis. Cariocas e visitantes serão convidados a participar de uma pesquisa. O resultado será divulgado no início de janeiro. A primeira edição ocorreu durante o verão de 2024.

O projeto tem o objetivo de posicionar o Rio de Janeiro como líder em tecnologia e inovação em eventos turísticos. A pesquisa é importante porque devolve em insights algumas das demandas da população e também pelo fato de que a participação é voluntária.

Para Patrick Corrêa, presidente da Riotur, o objetivo é obter dados para aprimorar a experiência na cidade.

“A iniciativa é um avanço no aprimoramento contínuo do Réveillon do Rio e fundamental à consolidação da cidade como um destino turístico de renome global”, afirmou Corrêa.

O SET é uma avançada ferramenta de inteligência artificial, projetada para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo. Analisando grandes volumes de dados, fornece insights precisos sobre padrões de fluxo turístico, comportamento dos visitantes e preferências. Ao coletar, analisar e interpretar em tempo real dados sobre as experiências de turistas e residentes, o SET capacita gestores a identificar tendências, resolver problemas e explorar novas oportunidades. Esse sistema possibilita uma compreensão mais profunda dos elementos que impactam a experiência turística, permitindo melhorias significativas em segurança, infraestrutura, atrações culturais e de lazer.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução