Morro dos Macacos tem mais um dia de tiroteio

Moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, acordaram sob o som de disparos mais uma vez. A favela tem sido disputada por duas facções criminosas, que travam uma guerra incessante nas últimas semanas pelo domínio do tráfico no local. De acordo com a Polícia Militar, não há operação sendo realizada na comunidade neste domingo, mas afirma que o policiamento está reforçado na região.

No último sábado (28), nem mesmo após uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), ter prendido sete suspeitos, os tiroteios cessaram. Após a ação policial, durante a noite, um intenso tiroteio voltou a assustar os moradores da comunidade e do bairro.

A troca de tiros frequente já cancelou ensaios de rua da Unidos de Vila Isabel na principal via do bairro, o Boulevard 28 de Setembro, por conta da insegurança. Recentemente, um ônibus foi incendiado por criminosos em frente ao antigo jardim zoológico, ao lado de um dos acessos ao morro, deixando um homem ferido.

Há mais de duas semanas, membros do Comando Vermelho (CV) tentaram invadir a comunidade anteriormente controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Em 21 de dezembro, um homem de 33 anos foi assassinado. Desde o início de janeiro até o dia 20 de dezembro, o Instituto Fogo Cruzado registrou 79 tiroteios em Vila Isabel, a maioria resultado de conflitos entre facções rivais.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação