Réveillon: mais de 1.700 agentes da Guarda Municipal vão atuar na segurança em Copacabana
Para garantir a segurança do Réveillon, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) atuarão com 1.720 agentes em toda a cidade. Apenas no bairro de Copacabana, serão empregados 1.200 pessoas em ações de ordenamento urbano, fiscalização do trânsito e do comércio ambulante, além de promover a segurança dos cariocas e turistas que assistirão a queima de fogos.
As equipes vão operar em turnos, a partir das 6h do dia 31 de dezembro até o dia 1º de janeiro. Um Centro de Comando e Controle Móvel ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, com acesso ao Mapa Operacional da GM-Rio que monitora em tempo real a localização de cada agente, dando mais agilidade no flagrante e coerção de delitos.
Em Copacabana, serão 471 guardas municipais empregados exclusivamente no monitoramento e fiscalização do trânsito, com o apoio de 90 viaturas, entre carros e motos, e nove reboques. As equipes do Grupamento Especial de Trânsito farão a implantação e o monitoramento dos pontos de bloqueio de acordo com o planejamento feito pela CET-Rio.
Além do trabalho de ordenamento urbano, os agentes também vão realizar a fiscalização de ambulantes, especialmente para coibir a venda de garrafas de vidro, quiosques e barracas de praia. Também serão fiscalizados os táxis, veículos de aplicativos e transporte complementar.
A operação contará com agentes do Grupamento de Operações com Cães (GOC) atuando no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, em ação preventiva de patrulhamento e em apoio ao público, com o foco na promoção da sensação de segurança. A operação envolverá todos os grupamentos especiais da GM-Rio, contando também equipes dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e Tático Móvel (GTM), além do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM).
Por: Ágatha Araújo
Foto: Fernando Maia/RIOTUR