Thiaguinho revela crises de burnout após deixar Exaltasamba: ‘Chorava antes de sair de casa’
Thiaguinho, revelou a profundidade sobre os desafios que enfrentou por causa da síndrome de burnout. O estado, marcado por exaustão física e emocional, surgiu durante um período de grande exigência profissional, pouco antes do término do grupo Exaltasamba em 2012.
Durante uma conversa com Fernanda Paes Leme no podcast Grande Surto, o artista revelou que passava por crises que o impediam até mesmo de sair de casa para cumprir compromissos. “Essa síndrome já me atingiu sem que eu soubesse que se tratava de burnout.”“Depois de me aprofundar no tema, que me desperta grande interesse, compreendi o que se tratava”, esclareceu Thiaguinho.
“Eu tive uma [crise] no final do Exalta que, assim, eu não me reconhecia. Eu saí para os shows e começava a me dar palpitação. Já me peguei chorando várias vezes antes de sair de casa”, contou o artista.
Apesar do sofrimento, o cantor sentia que não tinha outra opção além de continuar. “Mas não era um direito que eu achava que tinha. Não tinha essa possibilidade de não ir”, explicou, destacando a pressão de estar no auge da carreira.
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional caracterizado por sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. A condição é causada principalmente por excesso de trabalho, pressão constante e responsabilidades elevadas.
Profissionais que atuam em ambientes de alta competitividade, como médicos, professores, policiais e jornalistas, estão entre os mais afetados. Além disso, o burnout pode surgir quando há a percepção de incapacidade para atingir metas difíceis, levando a um estado de esgotamento profundo que pode evoluir para depressão.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: reprodução