PIS/Pasep: prazo para saque termina nesta sexta (27)

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022. O benefício se destina aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e é pago anualmente. De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de 239 mil trabalhadores ainda não haviam sacado o benefício, o que corresponde a R$ 218,9 milhões.

Ao todo, 24,8 milhões de trabalhadores receberão o abono neste ano, de acordo com o órgão, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do serviço público.

O pagamento segue um calendário estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). Quem tiver dúvida sobre o benefício ou se tem direito ao resgate, deve consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O PIS é voltado para trabalhadores do setor privado e administrado pela Caixa, enquanto o Pasep, destinado a servidores públicos, é gerenciado pelo Banco do Brasil.

Cada mês trabalhado equivale a uma cota de R$ 118, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Após esta sexta, ainda será possível recuperar o dinheiro, mas o processo passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.

Para resgatar o dinheiro, o trabalhador conta com a Caixa e o Banco do Brasil disponibilizam várias opções, incluindo terminais de autoatendimento, agências bancárias e outros canais.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução